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Dúvidas frequentes
O que é franquia do seguro?
A franquia é a participação obrigatória em caso de sinistro do bem segurado.
Em caso de sinistro com atendimento apenas a terceiros é necessário pagar franquia?
Não. Em caso de atendimento apenas para terceiros a franquia não é cobrada, uma vez que não envolve atendimento ao bem segurado.
Qual a diferença entre franquia normal e reduzida?
Na franquia normal, o valor da franquia é geralmente o dobro da reduzida e o valor do prêmio do seguro fica relativamente mais barato. Ou seja, a participação obrigatória em caso de sinistro, o valor a ser desembolsado pelo cliente respeitara a franquia contratada.
A seguradora poderá recusar a proposta?
Sim. A cias possuem critérios para emissão, por exemplo: em caso de seguro novo a cia pode solicitar vistoria no bem, essa vistoria é para avaliar a condição do mesmo e a partir disso, considerar a recusa do risco.
Após transmitir a proposta o veículo já está segurado?
A partir da transmissão da proposta a cia seguradora tem até quinze dias para avaliar o risco e os critérios de emissão (pagamento da 1° parcela e vistoria quando necessário). Nesse período o contrato fica em cobertura provisória. A emissão da apólice é o que garante a cobertura definitiva do bem e pode acontecer antes do prazo de quinze dias.
O que acontece se houver atraso nos pagamentos do seguro?
Em qualquer parcela, em caso de não pagamento a cia pode cancelar o seguro. Porém existe a possibilidade de reprogramar a parcela em aberto três dias após a data de vencimento. É necessário consultar a regra de cada seguradora.
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